COMPANY

WE ARE

WE DO

WE PROVIDE

PROJETO S4PLAST 

Sustainable Plastics Advanced Solutions

Projeto n.º 01-0247-FEDER-046089

 

O Projeto mobilizador S4Plast visa o desenvolvimento de produtos moldados sustentáveis, no cluster Engineering & Tooling, com características diferenciadoras para o mercado graças ao seu elevado nível de reciclabilidade, com a redução da diversidade de materiais a incorporar no produto e a valorização de resíduos termoplásticos.  

O projeto S4PLAST prevê dinamizar as competências científicas e tecnológicas, através da realização de atividades de investigação e desenvolvimento, cujo resultado permitirão à edilásio alargar e reforçar a sua cadeia de valor nos domínios dos produtos, processos e serviços pretendendo-se: 

• Criar uma nova cultura digital que vai permitir adotar processos inovadores para realizar a conceção e o desenvolvimento de produto, testá-lo e colocá-lo no mercado mais rapidamente e com mais eficiência, tendo por base novos processos e sistemas de produção ágeis e sustentados na Eficiência, na Eficácia e nos Zero Defeitos. O projeto tem como objetivo desenvolver novos materiais que permitirão produzir peças plásticas com características estéticas de superfícies de aspeto metálico sem necessidades de utilizar processos de acabamento posterior, como o recurso ao crómio hexavalente, e sem defeitos, a custo de produção em massa, utilizando a injeção one-shot com pigmentos metálicos na matéria-prima. 

• Desenvolver, apropriar e utilizar novas tecnologias e novas técnicas que seguem uma maior eficiência energética e sustentabilidade ambiental, e elevados padrões de qualidade e segurança, para industrialização de novos produtos recicláveis. O projeto tem como objetivo dinamizar a reutilização de materiais resultantes dos processos de transformação dos plásticos em matérias-primas para o fabrico de novos e melhorados produtos que, pela sua natureza, atualmente não são possíveis de reencaminhar para qualquer destino, obrigando as empresas a possuir enormes quantidades de matéria-prima virgem em armazém. 

• Desenvolver componentes multifuncionais com redução do número de materiais. Atualmente muitos produtos plásticos são constituídos por múltiplos materiais, facto que obriga à utilização de diferentes moldes e vários processos de montagem, e no final de vida verifica-se enorme dificuldade em reciclar esses componentes devido à presença de diferentes materiais. O projeto tem como objetivo modificar polímeros de maneira a obter diferentes graus de cristalinidade através de arrefecimentos em diferentes condições termodinâmicas para obter uma gama mais alargada de graus de transparência/opacidade em vez de injetar diferentes tipos de materiais.  

• Consolidar a sua posição como um fornecedor de referência mundial de produtos com elevada incorporação de I&D e enfoque em segmentos de gama média/alta e alta para o mercado nacional e internacional, e dessa forma alargar a carteira de clientes e aumentar o volume de negócios no mercado internacional.

Medida: Programas mobilizadores (SI IDT)

Custo Total Elegível (Edilásio): 237.750,02 €                                              Apoio Financeiro (Edilásio): FEDER - 149.916,42 €                                          Período de execução: 01-07-2020 a 30-06-2023